Trekking

Torres del Paine, Chile - Foto: Amandina Morbeck

Torres del Paine, Chile – Foto: Amandina Morbeck.

Trekking é uma das formas de contato próximo com a natureza, pois significa caminhar em trilhas ao ar livre. Geralmente, é preciso levar uma mochila nas costas com tamanho e peso compatíveis com o condicionamento físico e com a duração do roteiro. Falo geralmente porque em roteiros como os do acampamento base do Everest, por exemplo, há carregadores para a mochila mais pesada (cargueira), mas ainda assim o trekker precisa levar uma menor (de ataque).

Guia Circuito W - Torres del Paine, Chile - Amandina Morbeck.Estando ao ar livre, ficamos expostos aos elementos da natureza: sol, chuva, frio, calor, vento, relevo com subidas e descidas, solo que pode ser seco, com pedras, escorregadio, com raízes etc. Para aproveitarmos o melhor da natureza é preciso tomar certa distância da civilização e do que ela significa – barulho, poluição, trânsito, asfalto, escadas, rampas etc. – por um período e deixar para trás a famosa zona de conforto a que estamos acostumados.

Por essa exposição ao que pode ser mais ou menos inóspito, é importante também ter todos os cuidados necessários para um trekking seguro (muitas vezes, contratando um guia ou uma empresa que ofereça o roteiro) e levar roupas e calçados apropriados para serem usados no percurso, bem como um kit de primeiros socorros (clique aqui e leia sobre viagem e saúde).

Roteiros realizados. Para acessar cada texto, clique no nome da cidade ou do roteiro:

 

Bandeira do Chile.

– Circuito W, Torres del Paine

– Isla Magdalena