Sua mala pode ser facilmente aberta mesmo com cadeado

Foto: Wikimedia/Jans Canon.

Foto: Wikimedia/Jans Canon.

Quando viajamos, principalmente de avião, tudo o que esperamos é chegar ao nosso destino com a bagagem intacta, mas infelizmente sua mala pode ser facilmente aberta mesmo com cadeado. É isso o que você verá no vídeo deste post, publicado no YouTube pelo usuário “bosnianbill”.

Para falar a verdade, esse é um dos meus pesadelos cada vez que despacho a bagagem no check-in das companhias aéreas, principalmente em viagens internacionais – o que não significa que em viagens pelo Brasil não precisemos ficar atentos também. Já tive problemas na cidade do México, por exemplo, quando minha mala foi colocada na esteira praticamente aberta com vários itens faltando, como artigos de higiene pessoal, roupas e calçados. E ninguém se responsabilizou por isso…

Cadeado TSA - Viajando com Aman.

Cadeado TSA.

Para evitar dissabores, a opção é dificultar ao máximo, como trocar o modelo da mala e optar por cadeados mais fortes, como você verá no vídeo. Por prevenção, recomendo também que você:

– faça uma lista de tudo o que colocar em cada mala;

– fotografe enquanto faz isso e depois que terminar, antes de fechá-la;

– ao chegar ao seu destino, assim que retirar a bagagem da esteira, procure um cantinho no saguão e abra a(s) mala(s) para conferir tudo;

– se der pela falta de algo, comunique imediatamente a companhia aérea, porque se você fizer isso depois que sair do aeroporto, dificilmente será ressarcido (a compensação nesse caso é ridícula, mas é melhor que nada).

Vamos ao vídeo, então. O áudio está em inglês, mas fiz a tradução logo abaixo.

“Olá, gente,

Vamos falar sobre algo diferente, vamos falar sobre segurança em viagem.

Voltei de um longo passeio na África e uma das pessoas na minha equipe levou esta mala e perdeu muitas coisas que estavam nela, na verdade, quase tudo. Mas como isso aconteceu?

Vamos dar uma olhada nisso.

Todos sabemos que esse cadeado da TSA são pedaços de lixo, mas há um jeito mais rápido. É bem comum na África. Acho que
os caras que mexem com bagagem conhecem essa técnica.

O que eles fazem? Você pode colocar até uma trava que não fará a mínima diferença. Você acha que é seguro, mas eles movem tudo para o lado, desse jeito, pegam uma caneta esferográfica e simplesmente colocam na costura e desconectam o zíper. Depois que fazem isso, eles abrem toda a mala e tiram o que tiver dentro dela.

Quando pegam tudo o que querem, fecham a tampa, correm o zíper para ficar do jeito que estava inicialmente e a mala fica novamente fechada, depois que seus bens foram roubados.

Então, como proteger-se? Bom, primeiro que você não usa um modelo desse, preferindo esse outro (preta). Esse modelo é menor, mas tenho outros maiores. Ele tem locais para cadeado e você pode colocar qualquer um que você queira. Muita gente pensa que não podemos levar esse tipo de cadeado pro aeroporto, que precisa ser o aprovado pela TSA*, mas isso não é verdade. Você pode colocar o que você quiser. Quando você fizer o check-in, espere até que sua mala passe pela máquina de raios-X e se eles quiserem abri-la, você entrega a chave para que façam isso. Caso contrário, eles acenam indicando que você pode ir sem problemas. E nem na África eles conseguirão abrir sua mala e roubar suas coisas.

Viaje com segurança não só nos Estados Unidos e na Europa, mas basicamente no mundo todo.

Obrigado por seu tempo, fique seguro e dentro da lei.”

— Leia também: Fique atento quando estiver em Miami e em Orlando

(*Em relação a esse ponto, não sei realmente como funciona, se é possível pedirmos para acompanharmos esse processo. O que já aconteceu comigo duas vezes, antes de comprar o cadeado aprovado pela TSA, foi que os que eu usava nas malas, desses comuns, foram cortados nos Estados Unidos e os agentes colocaram as peças dentro das malas com um aviso. Com isso, elas viajaram e foram desembarcadas sem proteção nenhuma no Brasil. Por sorte, não mexeram em nenhuma delas.)


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *