Segurança em viagens

Use a internet a seu favor não só para fazer suas reservas e para conhecer sobre as belezas do lugar que pretende visitar. Utilize-a também para cuidar melhor de sua segurança.

Em 2012, minha amiga e eu fomos assaltadas numa praia em São Miguel do Gostoso (RN) às 11h30 da manhã. Um lugar lindo, com paisagens maravilhosas e que parecia ser um paraíso.

Pouco antes de sermos abordadas, passamos por uns pescadores jogando bola e depois por umas pessoas fazendo caminhada. Quando a praia ficou mais desértica, dois caras encapuzados, segurando porretes e fazendo ameaças, surgiram e levaram nossas câmeras (veja sobre esse relato em Segurança é ponto nevrálgico em São Miguel do Gostoso).

Surpreendentemente, ninguém das pousadas ou das empresas de turismo comentavam sobre a onda de violência naquele lugar, no sentido de alertar turistas (seus hóspedes) como nós, mesmo depois que contei o que havia acontecido. Todos ficaram muito “surpresos” e afirmaram que aquilo nunca tinha ocorrido antes.

No entanto, conversando com as pessoas da cidade, fiquei sabendo que isso estava se tornando comum por lá, inclusive na semana anterior duas turistas haviam sido assaltadas na praia nas mesmas circunstâncias. Fui pesquisar na internet e vi que realmente assaltos a turistas e roubos a pousadas, a casas e ao comércio local estava em franco crescimento.

O que faltou? Já que as pessoas envolvidas com o turismo parecem querer preservar a imagem do lugar a qualquer custo, não ter pesquisado antes para saber o que eu poderia encontrar por ali foi determinante para eu me expor a uma situação de risco sem saber. Isso não significa que eu fosse desistir da viagem, mas certamente ficaria muito mais atenta, bem mais cuidadosa.

Depois dessa experiência negativa, mas que me serviu como lição, sempre pesquiso sobre criminalidade nos lugares que vou visitar. Não custa nada prevenir ao máximo. Por isso, deixo essa dica para você também.

(Texto: Amandina Morbeck)

line3

Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista! Um abraço.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

line3