Restaurante da Vilma em Gonçalves, Minas Gerais

Fachada do Restaurante da Vilma em Gonçalves, Minas Gerais - Foto: Amandina Morbeck.

Fachada do restaurante.

O Restaurante da Vilma é um dos mais tradicionais no município de Gonçalves, localizado no Bairro dos Venâncios, a 7 km* do centro da cidade.

Entrada do Restaurante da Vilma em Gonçalves, Minas Gerais - Foto: Amandina Morbeck.

Entrada do restaurante.

A comida é simples, saborosamente caseira e o “carro-chefe” é a deliciosa carne de lata – carne de porco conservada em banha como era feito antigamente -, mas também recomendo o frango caipira ensopado. Há outras opções, como carne cozida, legumes refogados e batatas, além de arroz, feijão e salada – para comer à vontade por R$ 20,00 (valor em janeiro/2014). Quem não quiser fazer refeição completa pode pedir porções. Para beber, cervejas, cachaças, caipirinhas, refrigerantes, sucos e água. E para fechar, algumas irrecusáveis sobremesas mineiras, como doce de leite com queijo, cidra e goiabada.

No fogão a lenha ficam os pratos quentes - Restaurante da Vilma em Gonçalves, Minas Gerais - Foto: Amandina Morbeck.

No fogão a lenha ficam os pratos quentes.

Gosto muito de lá. É um lugar sem a mínima frescura, com bom espaço interno e uma área externa com muito verde, além de dois laguinhos com cascatas e trutas. Crianças, particularmente, curtem muito ver os peixes.

Um dos lagos com trutas no quintal do Restaurante da Vilma em Gonçalves, Minas Gerais - Foto: Amandina Morbeck.

Um dos lagos com trutas no quintal do Restaurante da Vilma.

Se a Vilma estiver no restaurante, você a verá supervisionando a cozinha, conferindo as panelas no fogão e conversando com funcionários e clientes. Ela é muito simpática. No mais, vá com muita fome para experimentar um pouco de cada prato.

Salão que fica na parte de trás do Restaurante da Vilma em Gonçalves, Minas Gerais - Foto: Amandina Morbeck.

Salão que fica na parte de trás do restaurante.

Uma dica legal: do lado da entrada do restaurante, à esquerda de quem chega, fica uma estrada que vai para São Bento do Sapucaí cruzando a Serra da Balança. O topo de onde começa a descida da serra fica a 800 metros dali e o visual é estupendo. Vale a pena uma caminhada morro acima antes do almoço para ver a paisagem.

Paisagem de tirar o fôlego na Serra da Balança entre Gonçalves e São Bento do Sapucaí - Foto: Amandina Morbeck.

Paisagem de tirar o fôlego na Serra da Balança, que divide os municípios de Gonçalves (MG) e São Bento do Sapucaí (SP).

(*Estrada de terra com tempo seco geralmente não apresenta dificuldade alguma. Com chuva, porém, pode ser que seja necessário veículo 4×4. Nesse caso, é bom perguntar aos moradores antes de dirigir até lá. Há duas opções até o Bairro dos Venâncios: uma vai pela estrada que leva à Cachoeira do Simão e a outra segue em direção ao Bairro São Sebastião das Três Orelhas; depois dele, é preciso pegar a primeira saída à esquerda, como se fosse para o Bairro Campestre e, poucos metros à frente, novamente à esquerda. Há placas indicando. Essa segunda opção é bem menos íngreme e mais aconselhável em época de chuva, principalmente para quem não tem costume de dirigir em estrada de terra.)

(Texto e fotos: Amandina Morbeck)

Na seção Food & Fun, leia sobre os restaurantes, bares e cafés que recomendo no Brasil e no exterior.

Para saber mais sobre Gonçalves, clique aqui.


Observação: Se tiver intenção de visitar esse lugar, confirme as informações antes de ir, pois com o passar do tempo (desde a publicação deste post) muitas coisas podem mudar.


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *