Por que viajar?

Paisagem em Punta Arenas, Chile, que ilustra a página Por que viajar? no site Viajando com Aman - www.viajandocomaman.com.br - Foto: Amandina Morbeck

Paisagem em Puerto Natales, Chile – Foto: Amandina Morbeck

Há inúmeras formas de responder a Por que viajar?. E seja qual for sua resposta, uma coisa é certa, independentemente do seu destino: ao sair de sua casa você terá de deixar sua zona de conforto, composta:

–  por tudo o que você conhece dentro dela, em sua vizinhança e em sua cidade;

–  pela comida, pelos cheiros e pelos ruídos a que você está acostumado(a);

–  pela língua que você fala desde sua primeira palavra.

Isso parece óbvio, não? Mas não é. Uma das coisas que mais me surpreende ao encontrar viajantes por aí ou ao perguntar-lhes sobre suas experiências quando voltam, é ouvir, como justificativa(s) do porquê eles não estão curtindo ou não curtiram a viagem:

–  que queriam comer a comida que conhecem (arroz, feijão, bife etc.);

–  que tiveram de falar inglês (a língua mais utilizada quando viajamos para outros países);

–  que o colchão era diferente do seu e por aí vai.

Um ponto fundamental quando decidimos viajar é saber que não poderemos levar nossa casa nem nossos objetos conosco. Lá fora (seja outra cidade ou outro lugar no Brasil ou num país estrangeiro), certamente encontraremos o diferente – o que não é bom nem ruim, essa qualidade quem vai dar é você. E rotular tudo o que é diferente como “ruim”, é perder a oportunidade de ter experiências inesquecíveis e histórias legais para compartilhar na volta.

Isso não significa que tenhamos de gostar de tudo o que comemos ou bebemos, de todos os passeios que fazemos ou de todas as pessoas que encontramos, mas pelo menos saberemos por experiência própria o que nos agrada e o que nos desagrada naquela situação específica, sem comparar com o que já conhecemos.

Para mim, viajar é sempre uma oportunidade para aprender, para me conhecer melhor, para tentar incorporar coisas que acho legais, para exercitar meu respeito pelo outro que tem uma cultura diferente, para praticar inglês ou espanhol (duas línguas que tento falar), para fazer novas amizades e para falar sobre o Brasil, entre outros motivos.

E para você, por que viajar?

___________________________________________________________________________

Like Facebook.

Clique aqui para acessar e curtir a fan page do Viajando com Aman no Facebook.

Fique por dentro das atualizações e das novidades que sempre compartilho.

___________________________________________________________________________