Pedra do Baú a partir de Campos do Jordão

A partir do mirante, avistamos o Bauzinho, em primeiro plano, e a Pedra do Baú em segundo.

Bauzinho em primeiro plano e o Baú, em segundo.

A Pedra do Baú é a principal formação rochosa do Complexo do Baú, complementada pelo Bauzinho e pela Ana Chata, e fica na divisa dos municípios paulistas de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Por causa de sua altitude (1.950 metros de altitude) e da  imponência dos 400 metros de parede, destaca-se das outras pedras.

Pedra do Baú vista a partir do mirante, com Bauzinho em primeiro plano.

Vista a partir do mirante. A Pedra do Baú é bem imponente.

Considerada como um parque de diversão por quem faz escalada esportiva, também oferece a possibilidade de subida por quem não é escalador, mas tem coragem o bastante para chegar até seu topo por meio de grampos fixos nas paredes, formando uma escada vertical. Muitas pessoas fazem essa aventura por conta própria, mas eu não arriscaria. Acho que o melhor é contratar o serviço de guias especializados e subir com equipamento apropriado, sem descuidar da segurança.

Trilha até a entrada para o começo da subida da Pedra do Baú pela face sul.

Trilha até a entrada para o começo da subida da Pedra do Baú pela face sul.

Chegar até o complexo é muito fácil. Basta pegar a estrada asfaltada que liga Campos do Jordão a São Bento do Sapucaí para encontrar a entrada para esse ponto turístico, 20 km a frente – sendo 5 km de terra. Depois de estacionar o carro, é preciso caminhar por 1,5 km até o começo das trilhas – para o Bauzinho, que é bem curta e fácil e para quem vai encarar o paredão da Pedra do Baú – nesse caso, é preciso andar mais 2 km para chegar ao começo da escadaria que leva ao topo.

As trilhas são bem marcadas. Pedra do Baú em Campos do Jordão.

As trilhas são bem marcadas.

Não deixe de passar pelo mirante, onde fica a área de salto de parapente e de asa-delta, de onde se tem uma bela vista pro vale de São Bento e de onde se vê o Complexo do Baú sob outro ângulo. É lindo! Antigamente, havia uma lanchonete na entrada das trilhas, mas ela foi retirada. Por isso, se o sol tiver quente ou se você quiser ficar mais tempo por lá, leve água e lanchinho, pois não encontrará nada para comprar.

Face norte do complexo, visto no município de São Bento do Sapucaí. Pedra do Baú.

Face norte do complexo, visto no município de São Bento do Sapucaí.

Se quiser ver o outro lado do complexo (norte), é só voltar pro asfalto e continuar em direção a São Bento. Alguns quilômetros depois você encontrará a entrada para a outra face do Baú. Depois de subir a serra, você chegará ao pé da pedra e encontrará também um restaurante bem charmoso.

É um roteiro bem legal pra se fazer. A beleza natural dessa região é um convite para um passeio mais longo.


Posts relacionados com a região (Campos do Jordão/São Bento do Sapucaí):

Campos do Jordão – natureza, frio, aventura e cerveja artesanal

Fábrica de cerveja artesanal Baden Baden

Restaurante Entre Vilas

Borboletário Flores que Voam

Empório dos Mellos

Parque Tarundu


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *