Paranapiacaba será revitalizada – o turismo agradece

Paranapiacaba num domingo de agosto - Foto: Amandina Morbeck.

Paranapiacaba num domingo de agosto.

Paranapiacaba será revitalizada – o turismo agradece

Finalmente, a histórica vila de Paranapiacaba, pertencente ao município de Santo André, na Grande São Paulo, receberá verba federal, no valor de R$ 42,4 milhões, para que as antigas instalações da São Paulo Railway Company sejam restauradas. Com isso, seus 242 imóveis, construídos em 1860 pelos ingleses, serão reformados com dinheiro proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. De acordo com Ricardo Di Giorgio, secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba, as obras devem começar em janeiro/2014 e durar 3 anos.

Paranapiacaba e seu potencial turístico e e ecoturístico

Localizada a 50 km da capital paulista, Paranapiacaba merece esse investimento, pois além de muito charmosa, com construções feitas em madeira, e cercada pela mata atlântica, seu valor histórico é incontestável, pois abriga parte da memória ferroviária do Brasil.

Apesar de tombada por órgãos de patrimônio nacional e estadual, ela estava praticamente abandonada, embora o fluxo de turistas seja sempre crescente, como os que são atraídos por suas festas e atividades culturais – uma delas, o Festival de Inverno de Paranapiacaba, por exemplo, comemorou sua décima-terceira edição este ano.

Um curto passeio numa Maria Fumaça faz parte dos atrativos na cidade, bem como o Museu Ferroviário. Quem que gosta de atividades de mountain bike ou de caminhar também não tem do que reclamar, já que a região é propícia a essas atividades, com várias trilhas de diferentes níveis de dificuldade, além de cachoeiras e de lagos.

Alguns cafés, restaurantes, bares e pousadas podem ser facilmente encontrados na vila histórica por quem quer apenas passar o dia ou planeja estender a estada.

Todo esse potencial turístico e ecoturístico precisa realmente ser valorizado e preservado. Eu já estive lá diversas vezes, ainda não vi tudo e sempre fico com vontade de retornar.

Veja mais imagens de Paranapiacaba no álbum abaixo (clique na imagem para abri-lo).

[AFG_gallery id=’23’]

Para saber mais:

www.guiaparanapiacaba.com.br
www.paranapiacabaecotur.com


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *