Fábrica de cerveja artesanal Baden Baden em Campos do Jordão

Fachada da fábrica da Baden Baden em Campos do Jordão (SP) - Foto: Amandina Morbeck.

Fachada da fábrica da Baden Baden – Foto: Amandina Morbeck.

Um dos atrativos de Campos do Jordão é a fábrica de cerveja artesanal Baden Baden.  Se você gosta do produto, vai adorar conhecer sua casa; se ainda não conhece, terá a oportunidade de entrar para a lista de fãs, como é meu caso. O estoque de Baden Baden é mantido de forma permanente em minha casa, e como moro a pouco mais de 50 km de Campos, faço visitas periódicas à fábrica. Na loja, que fica na entrada, os visitantes podem comprar os produtos. É ali também que acontece o tour (veja abaixo sobre ele) para se conhecer todo o processo de fabricação dessa deliciosa cerveja.

A Baden Baden foi fundada em 1999 por quatro amigos que adoravam cerveja e viram em Campos do Jordão o lugar ideal para testar as receitas artesanais. O primeiro produto foi aprovado em 2000, o chopp Red Ale, e depois dele, vieram as cervejas Red Ale, Bock, Stout e Cristal.

Em pouco tempo, tornou-se a primeira cerveja gourmet do Brasil, podendo ser harmonizada com diferentes pratos salgados e com sobremesas. No rótulo de cada tipo há dicas para harmonização.

Desde 1999 a Baden Baden vem conquistando prêmios e novos fãs de seus produtos - Foto: Divulgação.

Desde 1999 a Baden Baden vem conquistando prêmios e novos fãs de seus produtos – Foto: Divulgação.

 

Outros lançamentos da Baden Baden

Baden Baden Chocolate, uma de minhas favoritas - Imagem: Divulgação.

Baden Baden Chocolate, lançada em 2013, é uma de minhas favoritas – Imagem: Divulgação.

2004 – esse ano foi especial para a microcervejaria. Depois dos primeiros três rótulos, que tiveram uma ótima aceitação pelos consumidores, o mercado recebeu também a primeira edição limitada para a estação mais fria do ano e a que atrai mais turistas para Campos do Jordão: a Celebration Inverno (e desde então, todos os anos a produção dessa cerveja com corpo intenso é esperada por seus fãs).

Ainda nesse ano, chegaram a Golden e mais uma edição limitada, a Christmas Beer, para celebrar o Natal.

2005 – para comemorar os seis anos da Baden Baden, a nova estrela, com receita inglesa, foi a 1999. Era para ser uma edição limitada também, mas fez tanto sucesso que está até hoje no portfólio.

2008 – Weiss, a primeira cerveja da microcervejaria feita com trigo.

2013 – Chocolate. Era para ser uma cerveja sazonal, mas parece que agradou tanto que continua no portfólio.

2014 – Witbier, que significa “cerveja branca”, é produzida com maltes de trigo e de cevada e não é filtrada, ficando com aparência turva e 15 anos, em comemoração ao décimo quinto aniversário desde sua criação. Um de seus diferenciais é ter em sua composição o primeiro lúpulo brasileiro, produzido na Serra da Mantiqueira.

Witbier, da Baden Baden, produzida com maltes de trigo e de cevada, coentro e aroma natural de laranja - Imagem: Divulgação.

Witbier, produzida com maltes de trigo e de cevada, coentro e aroma natural de laranja – Imagem: Divulgação.

De uma edição bem limitada da Tripel (tipo originalmente produzido em mosteiros europeus), com uma garrafa maravilhosa, sobrou apenas a lembrança, preservada em fotos e em garrafas expostas na área de degustação da microcervejaria.

 

Prêmios recebidos

Baden Baden, uma cerveja premiada - Foto: Amandina Morbeck.

Uma cerveja premiada – Foto: Amandina Morbeck.

Até o presente a Baden Baden já recebeu 14 premiações em eventos nacionais e internacionais, entre eles o World Beer Awards, o The Beer Tasting Award no International Breweries’ Competition e o Australian International Beer Awards. 

 

Diferença entre chopp e cerveja (independentemente de ser Baden Baden ou não)

Quando fiz o Baden Baden Tour, fiquei sabendo que o diferencia o chopp da cerveja é apenas o tempo para consumo a partir do momento em que o processo de fabricação termina: para ser chamado de chopp o líquido precisa ser consumido em até duas semanas. Depois disso, vira cerveja.

Ao contrário do vinho, quanto mais “jovem” a cerveja, melhor. Por isso, é realmente importante você observar a data de validade ao comprar esse produto.

Outra coisa que fiquei sabendo lá é que o lúpulo nada mais é que o conservante da cerveja. Lembrei da propaganda de uma cervejaria, tempos atrás, que falava do lúpulo como se fosse a parte mais essencial da cerveja. Claro que ele é importante, mas não mais que a cevada, o trigo ou o próprio processo de fermentação.

Os quatro amigos que fundaram a Baden Baden a venderam anos atrás. Hoje, a marca pertence à Brasil Kirin, que não só manteve as receitas desenvolvidas ao longo do tempo, como criou outras que fazem sucesso. Ela também conservou a principal característica externa da Baden Baden: a garrafa de 600 ml com a marca em alto relevo no vidro.

 

Baden Baden Tour

baden-baden-tour

Esse tour é muito legal! Nele, conhecemos o processo de fabricação dessa cerveja artesanal e podemos entender melhor esse sentido, pois a fábrica é bem pequena, bem como sua produção. No fim, na aconchegante sala de degustação todos podem experimentar os chopes Cristal e Bock e pegar o brinde para levar para casa.

Ele dura menos de uma hora, custa R$ 15,00 (valor em setembro/2014) e na saída ainda podemos adquirir todos os tipos de cervejas, copos, taças e vestuário na loja da Baden Baden.

Fiz o tour, gostei muito e recomendo.

Endereço: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz – Campos do Jordão (SP).

Para saber mais acesse aqui o site da cervejaria.

(Texto e fotos: Amandina Morbeck)


Posts relacionados com a região (Campos do Jordão/São Bento do Sapucaí):

Campos do Jordão – natureza, frio, aventura e cerveja artesanal

Restaurante Entre Vilas

Empório dos Mellos

Borboletário Flores que Voam

Pedra do Baú

Parque Tarundu


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *