Buenos Aires – Livraria El Ateneo

Panorâmica do interior da Livraria El Ateneo em Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck.

Panorâmica do interior da livraria – Foto: Amandina Morbeck.

Para mim, livrarias são lugares encantados e a Livraria El Ateneo é uma delas (na verdade, livraria e café). De suas prateleiras saltam personagens perdidos no tempo, inventados, míticos, assustadores, fantasmagóricos, jovens, idosos, não nascidos, atemporais, eternizados… tudo isso contidos em páginas e mais páginas marcadas com tinta. Ver estantes apinhadas de títulos, de cores e de formatos diferentes provoca uma alegria incontrolável em mim. A vontade é sempre de encher as mãos e depois sair dali com a sacola com vários deles, mas na maioria das vezes contento-me em simplesmente mergulhar nessa atmosfera mágica.

Os balcões do antigo teatro hoje são utilizados para leitura; detalhe do teto da livraria - Livraria El Ateneo em Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck.

Os balcões do antigo teatro hoje são utilizados para leitura; detalhe do teto da livraria – Foto: Amandina Morbeck.

E essa sensação certamente intensifica-se e alimenta minh’alma quando a estrutura é adequada e bonita, quando é possível circular entre as estantes e de repente encontrar um cantinho para aquietar e depois de algum tempo caminhar devagar para tomar um café ou apenas levantar os olhos e observar o belo ao redor. Foi assim que me senti na livraria El Ateneo em Buenos Aires, a mais bonita e mais aconchegante da minha lista, construída num antigo teatro.

Detalhe de outra seção da Livraria El Ateneo em Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck

Seção no subsolo da livraria – Foto: Amandina Morbeck.

Cercados pela bela arquitetura e banhados pela iluminação suave, livros, CDs e DVDs compartilham o espaço com visitantes, muitos solitários, alguns dos quais quedam silenciosos nos antigos balcões, hoje utilizados como minissalas de leitura, e viajam para bem longe dali imersos no que têm em mãos.

De acordo com o jornal inglês The Guardian, a El Ateneo é a segunda livraria mais bonita do mundo - Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck..

Conforme o jornal inglês The Guardian, a El Ateneo é a segunda livraria mais bonita do mundo –                 Foto: Amandina Morbeck.

As imagens aqui postadas falam por si, portanto não há muito mais o que comentar além de lá eu ter comprado todas as tirinhas da Mafalda, de Quino, no original – um presente pra lá de especial. El Ateneo – e seu charmoso café, que ocupa a área do antigo palco e onde acontecem os pocket shows – fica Avenida Santa Fe, 1860 – Centro.

Preciso dizer que nunca, jamais, de jeito nenhum ela deverá ficar fora de seu roteiro ao visitar Buenos Aires?

(Texto e fotos: Amandina Morbeck)


Observação: Se tiver intenção de visitar esse lugar, confirme as informações na época de sua viagem, pois com o passar do tempo (desde a publicação deste post) muitas coisas podem mudar.


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Posts relacionados (clique nos títulos para acessá-los):

– Buenos Aires – Geral sobre a cidade

– Buenos Aires – Cafés

– Buenos Aires – Comidas gostosas

– Buenos Aires – Alfajores Chachafaz

– Buenos Aires – Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA)

– Buenos Aires – Cemitério da Recoleta

– Buenos Aires – Feirinha de artesanato no Cemitério da Recoleta

– Buenos Aires – La Boca e Caminito

– Buenos Aires – Teatro Colón

– Buenos Aires – Floralis Generica

– Buenos Aires – Jardim Japonês

– Tigre, Argentina

– Colonia del Sacramento, Uruguai


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *