Buenos Aires – Cafés

No Café Tortoni, Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck

No Café Tortoni, fundado em 1898 – Foto: Amandina Morbeck.

Há muitos cafés charmosos em Buenos Aires. Alguns são famosos, mas há muitos outros desconhecidos espalhados pela cidade e sempre há clientes sentados às mesas. Se são menos turísticos, chama a atenção que a maioria dos presentes  – independentemente de idade – senta-se em silêncio e mergulha na leitura de um livro ou de um jornal.

Havanna, por exemplo, que na cidade de São Paulo tem suas filiais em shopping centers e são minúsculas, lá existem muitas no centro e nos bairros e são bem maiores. Além do café e das opções no cardápio, as prateleiras são lotadas de caixas de alfajores e de potes de doce de leite.

Mas neste post, quero falar especificamente de três lugares, já que é impossível mencionar todos que conheci.

________________________________________________________________________

LAS VIOLETAS

Interior do Café Las Violetas, Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck.

Interior do Café Las Violetas – Foto: Amandina Morbeck.

Localizado no bairro de Almagro (Av. Rivadavia, 3899, esquina com Calle Medrano), foi fundado em 1884. É uma mistura de confeitaria, padaria, restaurante e café. Como fui lá para um café no fim da tarde, o colocarei nessa categoria. Em seu interior, os vitrais chamam a atenção, principalmente os que estão na área reservada para refeições. Colunas imensas espalham-se pelo ambiente, com detalhes floreados que acompanham o acabamento do teto. No salão bem iluminado as melhores mesas são as que ficam do lado das janelas grandes que dão vista para a avenida, pois é gostoso ver o movimento da cidade sem ser incomodado pelo barulho.

A parte de confeitaria é uma tentação, com muitos, muitos doces. Uma tradição do Las Violetas é o sanduíche de miga com várias combinações – comi o que tinha alcachofra e certamente recomendo! Como sobremesa, milojas. A torta de maçã também é imperdível.

________________________________________________________________________

CAFÉ TORTONI

Interior do Café Tortoni, o mais antigo de Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck.

Interior do Café Tortoni, o mais antigo de Buenos Aires – Foto: Amandina Morbeck.

É o mais antigo de Buenos Aires, fundado em 1858. Está localizado na Av. de Mayo, 829 e é muito, muito lindo. A madeira escura da decoração contrasta com o piso e o teto claros e um grande vitral no teto chama a atenção. Entrar nesse café é como voltar no tempo. Para saborear o espaço, os detalhes, as opções do cardápio (de preferência regadas com um bom vinho ou uma cerveja argentina), a decoração, enfim, tudo o que compõe o ambiente, o ideal é ter tempo para sentar e curtir tudo sem pressa alguma.

O serviço é ótimo, os garçons são atenciosos e o café não é barulhento, mesmo com todas as mesas ocupadas. O bar é maravilhoso. Sem dúvida, o café mais bonito que conheci em minha vida.

________________________________________________________________________

CAFÉ PLAZA

Fachada do Café Plaza, Buenos Aires, Argentina - Foto: Amandina Morbeck.

Fachada do Café Plaza – Foto: Amandina Morbeck.

O espaço interno desse café é bem mais modesto que os dois acima, mas é muito aconchegante. Olhando de fora e vendo mesas e cadeiras “modernas” na calçada não se tem noção de como é seu interior, bem antiguinho.

A parada no Café Plaza foi para um desjejum de verdade – que valeu por um almoço – quando me dirigia para a estação Retiro para pegar o trem para Tigre. O único garçom era um fofo e superatencioso com todos. Como em outros lugares, argentinos sentados ao redor mergulhavam nas notícias da manhã de domingo com seus jornais abertos.

O Café Plaza fica bem perto do Teatro Colón, na Av. Santa Fé esquina com a Calle Carlos Pellegrini (que na verdade é uma via local da Av. 9 de Julio).

(Textos e fotos: Amandina Morbeck)


Observação: Se tiver intenção de visitar esse lugar, confirme as informações na época de sua viagem, pois com o passar do tempo (desde a publicação deste post) muitas coisas podem mudar.


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Posts relacionados (clique nos títulos para acessá-los):

– Buenos Aires – Geral sobre a cidade

– Buenos Aires – Comidas gostosas

– Buenos Aires – Alfajores Chachafaz

– Buenos Aires – Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (MALBA)

– Buenos Aires – Cemitério da Recoleta

– Buenos Aires – Feirinha de artesanato no Cemitério da Recoleta

– Buenos Aires – La Boca e Caminito

– Buenos Aires – Livraria El Ateneo

– Buenos Aires – Teatro Colón

– Buenos Aires – Floralis Generica

– Buenos Aires – Jardim Japonês

– Tigre, Argentina

Colonia del Sacramento, Uruguai


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *