Arte no Quilombo em São Bento do Sapucaí, São Paulo

Entrada do Arte no Quilombo - Foto: Amandina Morbeck.

Entrada do Arte no Quilombo.

Arte no Quilombo em São Bento do Sapucaí, São Paulo é uma associação de artesãos do Bairro do Quilombo. Ela ocupa um galpão espaçoso onde ficam expostas e são vendidas lindas peças confeccionadas por eles com palhas de bananeira e de milho, bambu, madeira, barro e tecido.

O trabalho dessas mãos resultariam numa esteira como essa - Foto: Amandina Morbeck.

O trabalho dessas mãos resultariam numa esteira como essa.

Quando estive lá, na entrada estava uma artesã tecendo uma esteira. Fiquei de queixo caído com sua destreza e com a delicadeza do trabalho – cuja finalização seria uma peça imensa como outra que já estava pronta, imensa, que pegava uma parede toda.

Loja com os produtos expostos no Arte no Quilombo - Foto: Amandina Morbeck.

Loja com os produtos expostos.

Há mais de um espaço interno onde  os inúmeros objetos para decoração e utensílios de cozinha, entre outros, podem ser vistos e adquiridos pelos visitantes. As pessoas que estavam atendendo naquele dia – e acredito que seja sempre assim – foram extremamente simpáticas e atenciosas, demonstrando alegria em apresentar os trabalhos e responder a todas as perguntas.

Outro espaço com exposição de trabalhos no Arte no Quilombo - Foto: Amandina Morbeck.

Outro espaço com exposição de trabalhos.

Num dia dá para fazer um pequeno tour, sem pressa, visitando esse espaço, o ateliê do Ditinho Joana e o Arte com Arte Velas Artesanais, pois ficam no mesmo bairro.

Aberto de terça-feira a domingo das 10h às 18h
Rua Projetada – Bairro do Quilombo
Contato: (12) 3971-2669
Site: www.artenoquilombo.com.br

(Se você estiver em Campos do Jordão, é muito fácil chegar a São Bento do Sapucaí para visitar o Arte no Quilombo e os outros lugares.)

Posts relacionados (clique nos títulos para acessá-los):

– São Bento do Sapucaí, São Paulo
– Nakawe Tecidos Tingidos a Mão
– Luminosa

(Texto e fotos: Amandina Morbeck)


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Observação: Se tiver intenção de visitar esse lugar, confirme as informações na época de sua viagem, pois com o passar do tempo (desde a publicação deste post) muitas coisas podem mudar.


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *