3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves (MG)

fest gast 3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça de Gonçalves (MG)

Depois do sucesso das edições anteriores, o 3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça este ano apresenta um novo desafio aos participantes: oferecer aos visitantes um prato com banana – uma fruta que não é fruta e é originária da Malásia, mas que parece ser brasileira.

O que será que esse pessoal vai inventar? Só indo até Gonçalves (MG) para conferir. Afinal, esse povo das Minas Gerais entende muito de gastronomia, como podemos comprovar com os diversos pratos da famosa culinária mineira.

Venha experimentar as novas criações que serão servidas nesse 3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que contará com a participação de restaurantes, bares e empórios, quituteiras, produtores rurais, artesãos locais e violeiros.

Datas: 26 e 27/10 e 2 e 3/11/2013.

Confira os participantes:

 

Restaurantes

Ao Pé da Pedra – prato na praça: Toque de banana (polenta frita de banana, bolinho de batata e banana acompanhados de arroz, feijão e linguiça). No restaurante o buffet será acompanhado de salada fresquinha.
Dona Vilma – prato na praça: Carne de lata com virado de banana (carne de porco com virado de banana acompanhado de arroz e tutu de feijão). No restaurante o buffet será acompanhado de salada fresquinha.
Janelas com Tramela – prato na praça: Arrumadinho de banana (chips de banana, bolinho de arroz, feijão e banana, tempurá de banana com molho de iogurte, gengibre e limão). O prato estará disponível no cardápio da casa.
Mantiqueira – prato na praça: Truta à Mantiqueira (truta com farofa de banana e arroz). No restaurante o prato terá acompanhamento completo.
Rosa Madeira – prato na praça: Ravioli de banana da terra caramelizada com ragu de rabada. Estará disponível normalmente no cardápio da casa.
Sauá – prato na praça: Costelinha de Porco ao Molho de Goiabada com Couve Refogada e Banana em Crosta de Castanha do Pará além da sobremesa Bombocado de Tapioca com Bananada Ligeira. No restaurante será servido com uma entrada de Mix de Folhas Orgânicas com Feijão Fradinho, Queijo Minas da Roça, Tomate e Chips de Banana com Geleia de Manjericão.
Três Irmãs – prato na praça: Mineiro com tudo (bolinho de banana e legumes acompanhado de carne de porco, arroz, tutu de feijão e couve). O restaurante servirá no seu buffet o bolinho de banana acrescido de salada fresquinha.
Zé Ovidio – prato na praça: Pernil com farofa de banana (pernil assado com farofa de banana acompanhado de arroz, bolinho de arroz, feijão). No restaurante, o buffet é acompanhado de salada fresquinha.

 

Cafeterias e afins

A Senhora das Especiarias Arte Café – na praça: Carmem Miranda (banana da terra grelhada, sorvete de cappuccino e calda de iogurte com geleia de cravo e canela) e outras sobremesas de sorvetes e caldas especiais feitas com os produtos da casa, além de cafezinhos e chás diferenciados.
Forneria da Roça – na praça: Cestinha de pernil desfiado com purê de banana e redução de maracujá. Também oferecerá caipirinhas.
Libertas Pão & Circo – na praça: Thai Mineiro (porção de bolinho de fubá salgado com banana, meia-cura e curry acompanhado de molho de iogurte picante) e caipirinhas adoçadas com geleias.
Parada Obrigatória – na praça: panqueca de banana e de outros sabores além de açaí.
Pastelaria do Mané – na praça: Pastel de banana com sorvete e outros pasteis doces e salgados.
Quero-QueroCuca de banana polvilhada com açúcar e canela. E caipirinhas de frutas vermelhas, maracujá e limão.

 

Empórios

Feira Orgânica – produtores rurais que cultivam de forma agroecológica e preparam geleias, manteigas, queijos, broas, cucas, verduras e frutas estarão comercializando no local.
Agricultura Familiar – pequenos produtores rurais trazem o resultado de seu trabalho, dentre os quais queijos, doces, biscoitos ou insumos tais como ovos, verduras e frutas para ser comercializado na praça.

 

Quituteiras

Dona Dita – tradicional quituteira, prepara biscoito de polvilho, roscas, pães de queijo e outras delícias, sempre assados na fornalha caipira, à lenha.
Nilda e CarlaPastel de angu com recheio de banana (pastel de fubá com recheio de carne moída e umbigo de banana), as quituteiras oferecerão também pastéis de outros sabores.
Roberta – tortas de banana e de chocolate, com receitas de família.
VirgíniaBananacombina.com – trabalho inovador com a banana em todas as suas formas possíveis, desde a biomassa da banana verde até o coração. Comercializará seus quitutes na praça.

 

Bebidas

Chopp da Kremer – fornecedor assíduo em nossos festivais, o já tradicional chopp geladíssimo estará disponível nas suas versões clara e escura. 

 

Anote em sua agenda para não esquecer e venha com muita fome!

 

Para mais informações sobre a cidade – hospedagem, restaurantes, passeios etc. – acesse Gonçalves, a pérola da Mantiqueira no sul de Minas Gerais. Na verdade, o que não faltam são motivos para você visitá-la.

Comente este post

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

©Viajando com Aman - 2013-2014