15 países mais pacíficos do mundo

Pelo Global Peace Index você fica sabendo quais os países mais e menos pacíficos do mundo - Foto: Reprodução.

Pelo Global Peace Index você fica sabendo quais os países mais e menos pacíficos do mundo – Foto: Reprodução.

Ao fazer sua lista de lugares para visitar, que tal considerar a inclusão dos países mais pacíficos do mundo ou pelo menos saber qual posição, nesse aspecto tão importante, ocupa o lugar que você quer conhecer?

Neste post você saberá quais são os 15 melhor colocados no ranking e, no último post – sobre o país na 15a posição -, poderá também acessar o mapa que mostra os 162 avaliados.

Como é estabelecido esse ranking (Global Peace Index-GPI) e quem é responsável por ele?

Esse índice é estabelecido pelo Institute for Economics and Peace (IEP) com base não só na ausência de guerra, mas também na avaliação, dentro do país, da percepção da violência ou do medo da violência manifestado pela população. Os países recebem pontuação em 22 itens que medem a paz interna (como criminalidade, número de policiais por 100.000 habitantes e nível do crime organizado) e a paz externa (como gastos com exército em comparação ao PIB e potencial de armas nucleares).

Como disse acima, são 162 nações na lista do IEP e o Brasil, por exemplo, está exatamente na metade, na posição 81, ou seja, não é tão pacífico, mas também não é o mais bélico ou o mais violento – mas está bem longe do ideal.  

É interessante observar que os países melhor posicionados também estão em ótima colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2012. No caso desses 15, por exemplo, 66% também estão entre os 15 IDHs mais altos do mundo e a maioria está localizada na Europa.

Vamos conhecê-los, então? Clique nos números abaixo:

1o          2o          3o          4o          5o          6o          7o          8o

9o          10o          11o          12o          13o          14o          15o


Receba nossas novidades por e-mail. Para isso, é só preencher seus dados abaixo e clicar em “Enviar”. Ficaremos contentes de ter você em nossa lista!


Comments

comments

Comente este post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *